quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cegueira.

Há dados que confirmam a dependência do ser humano em relação a visão.
Tais dados afirmam que noventa por certo de tudo que é captado pelo mesmo ser humano é por meio da visão.
Mas não falarei sobre a cegueira física, até porque não é o tema atual da novela - espera, também não falarei sobre tetraplégicos ou penta... -, tampouco sobre cegueira espiritual, afinal, ceguinho, você já viu Deus? Se a resposta é sim, me indique o nome do ácido.
Falarei sobre a cegueira intelectual, que se caracteriza pela falta de racionalidade no modo de agir.
Me deparo com isso, todos os dias, todas as horas, em qualquer tipo de situação. Não há fórmula que sirva para evitar tal desconforto.
Sinto um apanhado de sentimentos, sinto nojo, fato que não me orgulha, sinto desprezo, igualmente, sinto indiferença, pena, e certas vezes, chego a perder a esperança na humanidade... tão pouco que me resta.
Fico pensando sobre as conseqüências que tal falta de razão pode causar, um país mal estruturado no sentido logístico, político, uma família destruída. Não, isso não é um exagero, pense em uma sociedade em que noventa por cento da população é composta por essas pessoas, que não são burras, só não foram estimuladas a pensar. Depois de imaginar tal sociedade, me diga algo que te lembre tal cenário... Brasil? Acertou.
Como diria Chico, Deus é um cara gozador, me fez brasileiro. Não bastasse tal sorte, me fez inconformado com tal cegueira, que bloqueia o avanço social e deixa qualquer ser como eu, que vê toda essa situação, indignado.
Voltando a questão da cegueira, esta se manifesta quando você ofende alguém sem motivo, se incomoda sem razão... muita gente chamaria a falta dessas atitudes de indiferença, me condenariam... claro, você já me condena só por ler esse texto, já está impregnado.
Nunca antes na história deste país houve sociedade tão promissora.
Sou um produto dessa sociedade, tanto quanto você, a diferença é que eu sou um produto com defeito, um produto que enxerga.

Um comentário:

  1. Não te condeno.
    No entanto, não concordo em todos os pontos com sua teoria. Concordo que o Brasil caracterize-se por ter uma sociedade acostumada a não pensar, a seguir um modelo pré-estabelecido.
    Mas, hey, não é só o Brasil que é assim. Grande parte do mundo é criada para seguir um esteriotipo: não se deve pensar, nem questionar. As informações que precisa são dadas sucintas á você, e as perguntas desestimuladas.
    Como ressaltou, porém há pessoas que fogem a essa regra, que quebram o padrão. E se essa cegueira que assola muitos no mundo continuar, ou se agravar, a culpa será também daqueles que dizem que enxergam, mas simplesmente desistiram de questionar, de mostrar a realidade, de curar a cegueira dos outros. A responsabilidade também será dessas pessoas que perderam a fé na humanidade, assim como você.
    E sobre a parte em que disserta sobre se sentir incomodado sem motivos, ofender alguém sem razão. Essas são consequencias do fato de não sermos simples maquinas. De possuirmos sentimentos. A cegueira se manifesta, quando guiados por sentimentos momentaneos, ofendemos alguém, ou nos incomodados com algo, mas que passado esse momento, não se corre atras do feito erroneo, se desculpa e se tenta concertar.
    A cegueira intelectual não se caracteriza por não agir a cada segundo de modo racional, ela se caracteriza pela falta de reflexão critica sobre os atos futuros e passados.

    ResponderExcluir