quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ego.

Ego é a minha perspectiva sobre minha própria vida, no momento, é totalmente horrível.
Falarei sobre meu ego no momento anterior, antes dessa fase ruim.
Uma querida amiga sempre me avisou sobre ele, desde que nos conhecemos, diria ela...
'Seu ego é maior que você...'
Ah, ela bem que poderia estar errada, mas não.
Meu ego é meu monstro interior, uma batalha eterna que se trava, com diversos componentes... elogios, críticas, mulheres, amigos, fatos, pensamentos, ideias, imagens, histórias...
Como no ego de todos nós, tudo é analisado e levado completamente pro lado pessoal, sem julgamento crítico. Confesso que não tenho certeza sobre o julgamento, ás vezes é pessoal, ás vezes imparcial.
Preciso admitir que escrever sobre o meu ego me incomoda demais... sinal de que o querido é brabo.
Não aceito muito bem certas críticas, na verdade, ignoro a maioria. Só que em raras vezes, algumas críticas conseguem me atingir e me fazer pensar, nunca falei isso pra ninguém, mas ás vezes, me sinto miserável depois de algo que me atinge.
Meu ego serve como uma blindagem, nada passa, nada atinge e nada interfere.
Só que nenhuma blindagem é perfeita. Não estou acostumado a me incomodar, a sentir algo ruim, me sentir errado, menor que algo/alguém. Quando acontece, não sei como lidar com tal situação. Parece como uma ferida que foi aberta e não há como fechar, ela só dói e tem duração indeterminada... passa rápido, demora dias.
Em outras ocasiões, o ego ajuda bastante - na maioria até - com as coisas, ajuda nas relações com  as pessoas, melhora minha imagem, me deixa previnido sobre a maioria das situações.
Também me deixa confuso, dá pra ver até pelo texto... não sei se a imagem que tenho sobre mim, é real ou falsa, exagerada ou lesada, depende de cada momento.
O tal monstro toma o controle em certas horas, chega a ser engraçado, falar consigo mesmo tentando se convencer do contrário e sentindo tamanha vontade de encher o peito e vangloriar-se. Funciona como uma segunda personalidade, uma é a falta de humildade personificada, a outra é a hipócrita e calculista, essa daí, usa uma máscara, a máscara da humildade.
Pois bem, até que vivo em harmonia com meu ego, ele me protege, eu o deixo vivo e escondido. As pessoas o alimentam, eu tomo conta da dosagem e assim vou vivendo, fazendo as pessoas felizes e tristes. Depende de quem está no comando.
É, olhando assim, parece que eu não me admiro de quem REALMENTE sou, você olhou certo... não me orgulho de quem sou por dentro, mas o que vale é o fingimento, o marketing. Culpa tua e dos teus pais, dos teus padrões, eu sou culpa sua, meu ego é culpa sua, quem mandou criar esses padrões hipócritas?
Mas voltando ao meu monstrinho, ou ele fica com ciúme. Sinceramente, depois de escrever isso e pensar sobre tudo, percebi que o ego me domina, só que eu o deixo calado, a convivência tem dado certo nesses últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário